03/11/2023 - 08:30 - 10:00 COC33.5 - Covid 19 |
46346 - TRABALHO REMOTO ENTRE TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19: AS OFICINAS ONLINE EM SAÚDE DO TRABALHADOR TATIANA DOS ANJOS MAGALHÃES - UFF, LÚCIA ROTENBERG - FIOCRUZ
Apresentação/Introdução Introdução: Em março de 2020, a COVID-19 foi declarada uma pandemia pela Organização Mundial de Saúde, que recomendou medidas de restrição para conter o avanço do vírus. No Brasil, as universidades federais adotaram o trabalho remoto como medida de controle. De forma inédita, abrupta e compulsória, servidores técnico-administrativos e docentes passaram a exercer suas atividades profissionais em casa. Assim, faz-se necessário gerar conhecimento acadêmico sobre os trabalhadores universitários neste período face à possibilidade de novas emergências sanitárias. Neste contexto, cabe destacar a realidade de trabalho dos servidores técnico-administrativos, que ainda é invisibilizada no cenário acadêmico, sendo considerados como mero serviço de apoio.
Objetivos Objetivo: Analisar as condições de trabalho remoto dos servidores técnico-administrativos quanto à disponibilidade de equipamentos, apoio institucional, demandas e sobrecarga de trabalho.
Metodologia Metodologia: Este resumo apresenta os resultados parciais da pesquisa de doutorado da primeira autora, aprovada pelas instâncias éticas competentes (CEP-ENSP/FIOCRUZ 4.952.712/ CEP- FM/UFF 4.975.809). Trata-se de pesquisa de abordagem mista, que utilizou métodos quantitativos (questionário online) e métodos qualitativos, a partir de Oficinas Online em Saúde do Trabalhador, objeto deste resumo. Os servidores técnico-administrativos da universidade foram convidados por e-mail a participar das Oficinas, constituídas por quatro encontros. Para cada encontro foram utilizadas perguntas geradoras inspiradas na pedagogia freiriana, que versavam sobre os eixos de análise: trabalho na universidade, saúde mental, estratégias de defesa e missão da universidade. A análise do discurso de orientação francesa foi utilizada como método de tratamento das falas dos participantes.
Resultados e discussão Resultados e discussão: Participaram das Oficinas cinco servidores técnico-administrativos, três mulheres e dois homens, com idade entre 34 e 55 anos. Com relação à raça/cor, os participantes se identificaram como brancos (3), pardo (1) e preto (1). O tempo de trabalho na universidade variou entre 2 e 16 anos. Para este resumo são abordados os resultados do eixo Trabalho na Universidade. O apoio institucional não foi homogêneo nos diferentes setores, sendo referido pelos servidores lotados em unidades menores. Assim, dois participantes receberam computadores da instituição, enquanto três precisaram utilizar seu próprio equipamento, que não estava em boas condições. Tal fato explicitou uma forma de precarização do trabalho, uma vez que as custas do trabalho remoto (equipamento e rede de internet) foram arcadas pelos trabalhadores. A sobrecarga de trabalho e o excesso de demandas foram abordados pelos participantes, principalmente no que diz respeito as mensagens de WhatsApp e e-mails fora do horário de trabalho estipulado. Cabe ressaltar que a sobrecarga de trabalho foi preponderante nas falas das mulheres do grupo. Os participantes também elencaram aspectos positivos, como a melhor gestão do tempo, não precisar se deslocar para o trabalho e a possibilidade de usufruir de mais tempo com a família, demonstrando que essa experiência foi bem diversificada para a categoria. A realização de uma pesquisa acadêmica durante a pandemia se constituiu como um desafio à parte, sendo necessário adequar instrumentos de pesquisa e gerenciar as demandas postas aos pesquisadores e alunos de pós-graduação. Mesmo diante de uma realidade ainda adversa, as Oficinas se constituíram como espaços de troca de conselhos e de experiências, uma característica marcante dos encontros. Falas como: “Não se cobre nesse momento por produtividade” ou “Não faça isso com você” demonstraram que o grupo alcançou o objetivo de atuar como um espaço dialógico entre os participantes. A falta de espaços de discussão sobre o trabalho entre os servidores técnico-administrativos também foi mencionada pelo grupo. Ao final dos encontros, um dos participantes sugeriu a elaboração de uma Cartilha com os resultados da pesquisa para divulgação junto à Instituição, o que foi aceito pela equipe de pesquisa, demonstrando o potencial das Oficinas na promoção do dialógico.
Conclusões/Considerações finais Considerações finais: O trabalho remoto não foi um evento encerrado no tempo, ele deixou sua marca após a passagem do pior momento da pandemia de COVID-19. A partir da experiência do trabalho remoto, o Governo Federal lançou o Programa de Gestão de Desempenho - PDG que introduziu a modalidade de teletrabalho nas universidades públicas federais. Por não contar com a experiência desta modalidade de trabalho antes da pandemia, é importante que as Universidades federais reflitam sobre o trabalho remoto no sentido de evitar que problemas vividos durante o trabalho remoto na pandemia se repitam no teletrabalho. Diante desse novo cenário, pesquisas sobre o trabalho remoto poderão fortalecer a luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho no agora instituído teletrabalho.
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