Comunicação Oral

03/11/2023 - 13:10 - 14:40
CO18.4 - Comunicação, interdisciplinaridade e inovação

48233 - COMUNICAÇÃO DIÁLOGICA: A EXPERIÊNCIA DA CONSTRUÇÃO DO SUPERSUS-COVID.
THIAGO HENRIQUE DA SILVA BRITO - PPGCI/UFPE, LAYS HEVÉRCIA SILVEIRA DE FARIAS - ENFERMAGEM/UFPE, FERNANDA ELIZABETH SENA BARBOSA - SAÚDE COLETIVA/FIOCRUZ, INGRID REBECKA DE FRANÇA NASCIMENTO - GPS/FIOCRUZ, ARIELY FREIRE DE ANDRADE - GPS/FIOCRUZ, ISLANDIA MARIA CARVALHO DE SOUSA - NESC/FIOCRUZ, SANDRA DE ALBUQUERQUE SIEBRA - DCI/UFPE


Apresentação/Introdução
O SuperSUS-Covid foi desenvolvido a partir da perspectiva de uso de um cenário baseado na realidade para apresentar ao jogador as principais ações do SUS no enfrentamento da pandemia da Covid-19, a fim de endossar as medidas cineticamente comprovadas de enfrentamento, assim como a importância do próprio SUS, que é o maior sistema de saúde pública universal. Além disso, o​ jogo fornece informações importantes para a prevenção contra uma possível infecção pelo COVID-19, assim como para a redução do risco de transmissão do vírus, reduzindo os impactos no grupo de risco. Tudo isso em um formato lúdico e divertido, e que permite a disseminação dos conhecimentos adquiridos na sociedade, por meio de redes sociais (compartilhamentos).

A construção de projetos interdisciplinares é desafiadora porque exige de cada integrante da equipe, em algum momento, rever suas próprias teorias e pré-conceitos, que são nativos de suas experiências. Todavia, foi possível perceber que tal construção abarca mais possibilidades de compreensão da realidade e disseminação do conteúdo e o desenvolvimento de um produto final mais completo e correspondente a realidade, que é múltipla por si só. Para fomentar o engajamento do público-alvo do jogo, em prol de um SUS universal e reconhecido, considera-se que foi fundamental contar com uma equipe interdisciplinar e colaborativa e envolver usuários reais (trabalhadores da saúde) no desenvolvimento e na avaliação (antes do lançamento) deste tipo de recurso educacional.

Objetivos
Relatar a experiencia da construção interdisciplinar do SuperSUS-Covid.


Metodologia
Trata-se de um relato de experiencia, com ênfase na equipe do Grupo de Pesquisa Saberes e Práticas de Saúde no desenvolvimento do jogo SuperSUS-Covid. A equipe multidisciplinar é formada por profissionais e estudantes de cinema e audiovisual, design e ilustração, desenvolvimento, gestão da informação, enfermagem e saúde coletiva. Foram observadas as dinâmicas da equipe para desenvolvimento do jogo, de modo a verificar a integração e articulação da experiencia interdisciplinar na construção dessa ferramenta de disseminação e comunicação.


Resultados e discussão
O desenvolvimento de um jogo necessita de um olhar para a tétrade: mecânica, narrativa, estética e tecnológica. Esta experiencia requer uma abordagem interdisciplinar que envolva profissionais motivados a partir uma visão unificada do problema, com propósitos de ação específicos.

A abordagem interdisciplinar no desenvolvimento de um jogo, se faz necessário para entrega de uma experiência imersiva ao "usuário-jogador", isso se faz mais enfático quando estamos falando de um jogo temático sobre o Sistema Único de Saúde, voltado ao público adolescente. Dentro deste público-alvo é preciso trabalhar conteúdos confiáveis, que possam ser compartilhados objetivando uma disseminação precisa e ativa. Bem como gerar engajamento dos jovens para uma temática pouco "vista ou quista" para esse público, ao que nessa abordagem os jogos ganham espaço.

Porém, a compreensão estereotipada deste público, a falta de instrumentos suficientes para lidar com suas especificidades, os colocam em igualdade aos demais usuários, oferecendo-os o mesmo rol homogêneo e normativo de atividades pouco atrativo, desconsiderando seu protagonismo na promoção de uma nova relação mais participativa.

Trabalhar essa relação participativa se mostra viável a partir dessa construção interdisciplinar, o SuperSUS-Covid apresenta de maneira efetiva essa relação entre áreas e a partir dessa experiência podemos validar a necessidade de desenvolver relações entre áreas para construção de abordagens participativas que visualizem a experiência dos jovens e possam garantir essa participação jovem e a disseminação de conhecimentos de saúde essenciais para o desenvolvimento da população.

Conclusões/Considerações finais
O desenvolvimento de produtos inovadores que objetivem aproximar o Sistema Único de Saúde (SUS) do Público de jovens e adolescentes, requer uma abordagem interdisciplinar, para fomentar o olhar múltiplo e dinâmico necessário para se aproximar desse público. Esta noção ficou mais clara durante a pandemia da covid-19 que nos levou a visualização a transmissão da informação a partir da sua necessidade de trabalhar conteúdos que desarticulem a construção de desinformação sobre o SUS. O SuperSUS-Covid a partir da sua abordagem interdisciplinar mostra que que é possível se aproximar dos jovens e construir uma narrativa informativa interativa de modo a despertar o interesse da população jovem acerca do SUS.