03/11/2023 - 13:10 - 14:40 CO3.4 - Desafios e potencialidades para a formação crítica, decolonial e emancipatória |
47533 - O ENSINO DA SAÚDE E A POTENCIA DA MÚSICA COMO LEITURA CRITICA DA SOCIEDADE: EXPERIÊNCIA COM GRADUANDOS DA SAÚDE. ANA MATTOS BRITO DE ALMEIDA - UNIFOR-CE, LUARA DA COSTA FRANÇA - UNIFOR-CE, ISABEL CRISTINA LUCK COELHO DE HOLANDA - UNIFOR-CE, DIANA RIBEIRO GONÇALVES DE MEDEIROS GOMES - UNIFOR-CE, LILIANE BRANDÃO CARVALHO - UNIFOR-CE, VIRGINIA MARIA COSTA DE OLIVEIRA GUERRA - UNIFOR-CE, ELIANE MARA VIANA HENRIQUES - UNIFOR-CE
Contextualização O ensino da saúde, a partir de uma construção critica e reflexiva, exige dos docentes o desenvolvimento de estratégias metodológicas que façam sentido para a vida cotidiana dos alunos e possa visibilizar contextos sócio-históricos, culturais, que se apresentam como produção politica e social para o entendimento do conceito ampliado de saúde o modelo biopsicossocial. Nessa perspectiva, utilizamos do resgate de músicas que servem como instrumento analítico da sociedade.
Descrição Trata-se de uma atividade metodológica proposta para alunos dos cursos Educação Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Farmácia, Enfermagem, Psicologia, Medicina Veterinária e Odontologia no módulo Saúde e Sociedade (ofertado pelo Núcleo Comum do Centro de Ciências da Saúde, no 1º ou 2º semestre do curso), e que tem como parte de seus objetivos: Relacionar as ciências sociais às ciências da saúde, no processo saúde-doença, com base nos contextos histórico, social, político e cultural; Posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva em relação às diferentes situações sociais. Manifestar atitude ética frente às diversas etnias, credos, religiões, culturas e gêneros.
Essa experiência se dá a partir da ruptura do conceito de saúde como ausência de doença e individualizada e apresentação da saúde como um processo saúde-doença sendo esse uma construção e reflexo social. Em seguida, convidamos os alunos para que pesquisam e selecionem uma música que estabeleça relação com a temática da DIVERSIDADE, dialogando com aspectos culturais, históricos e sociais e com as contribuições teóricas acerca da interseccionalidade no campo da saúde e, fazer uma análise com uma lente critica: qual a mensagem da música, em qual contexto (ano, estilo) ela foi produzida, qual a articulação com questões atuais.
Período de Realização A atividade faz parte de conteúdo de um módulo de cursos da saúde, na Universidade de Fortaleza que constrói sua matriz de forma integrada, e, acontece nas semanas intermediárias do módulo, desde 2020, com a participação de aproximadamente 500 alunos por semestre.
Objetivos O objetivo desta experiência é utilizar a música como estratégia metodológica para analisar conceitos do processo saúde doença e suas determinações sócio-históricas e psicossociais articulando com a temática de diversidade.
Resultados Percebemos ao longo desses semestres que os alunos conseguem fazer uma reflexão acerca das distintas possibilidades e temáticas que as músicas visibilizam, a música pode ter um teor de denúncia (frente a alguma violência ou discriminação ou mesmo circunstancia de desigualdade) ou pode visibilizar algum sujeito ou grupo (dentro das existências quanto ao gênero, raça, religião, etc.). Há também a possibilidade de revisitar alguma música antiga a partir da compreensão mais crítica acerca da diversidade.
Os alunos participam de forma ativa e protagonizam discussões intensas e potentes sobre a leitura de mundo e as professoras mediam para que seja possível evidenciar distintas práticas em saúde e cuidado
Aprendizados Essa experiência produz uma discussão acerca do processo saúde doença e visibiliza questões que articulam o fazer em saúde a partir de um lugar de tensionamento em prol do bem estar dos sujeitos. Dessa maneira desenvolvemos com os alunos uma capacidade da leitura de marcadores sociais que demarcam o fazer no campo da saúde. Por fim, proporcionamos aos alunos pensar no seu fazer enquanto profissional de saúde.
Análise Crítica O uso de metodologias ativas articulada com a arte, no caso a música, permite, a partir de uma leitura crítica que os alunos possam compreender contextos históricos, políticos, sociais, culturais, etc., que alunos possam analisar de forma crítica conceitos fundamentais para a compreensão do processo saúde doença.
Possibilitamos por meio de estratégias do cotidiano dos alunos um olhar que visibilize articulação da saúde com as ciências sociais reconhecendo o papel ativo dos profissionais da saúde nos atravessamentos de resistência a uma sociedade tão desigual.
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