Comunicação Oral Curta

03/11/2023 - 08:30 - 10:00
COC24.2 - Nada sobre mim, sem mim: Decolonialidade e cuidado integral à saúde

47598 - VIGILÂNCIA RELACIONADA AO RACISMO E OS EFEITOS NA SAÚDE: UMA REVISÃO DA LITERATURA
ELVIRA RODRIGUES DE SANTANA - ISC/UFBA


Apresentação/Introdução
Pessoas que vivenciam experiências de racismo e discriminação desenvolvem estratégias de vigilância a fim de monitorar, responder e tentar se proteger de experiências potenciais de discriminação e outros perigos no ambiente em que vivem. Esse tipo de comportamento é chamado de “vigilância relacionada ao racismo” e está associado a alguns problemas de saúde.

Objetivos
Apresentar um levantamento da produção científica sobre a vigilância relacionada ao racismo e os efeitos na saúde.

Metodologia
Trata-se de um estudo descritivo realizado por meio de uma revisão da literatura. A busca dos artigos foi realizada nas seguintes bases: PubMed e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Foram incluídos artigos originais, publicados em periódicos indexados nas principais bases de dados, e cujo tema central fosse a vigilância relacionada ao racismo. Foram excluídos estudos que tratavam apenas sobre aspectos do racismo sem relação com a vigilância. Identificou-se o total de 1.199 artigos nas bases de dados e 2 por busca manual. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão 10 artigos foram selecionados para compor essa revisão.

Resultados e discussão
Todos os artigos selecionados para essa revisão foram realizados nos Estados Unidos, em relação a metodologia, 8(oito) artigos utilizaram o desenho de estudo transversal. Todos os estudos transversais (8), utilizaram uma versão modificada da escala de enfrentamento antecipatório de vigilância de 6 itens desenvolvida para o Detroit Area Study. De acordo com os artigos selecionados para esta revisão, a vigilância relacionada ao racismo está associada aos seguintes desfechos para saúde: elasticidade arterial, reatividade cardiovascular, resultados de nascimento, sono, depressão, hipertensão, índice de massa corporal e circunferência da cintura.

Conclusões/Considerações finais
Percebe-se que a produção científica sobre o tema é pequena diante da relevância dessa discussão para pensar os processos saúde e doença da população negra, a partir dessa revisão foi possível identificar que os mecanismos pelos quais o racismo afeta a saúde são diversos e o próprio conceito da vigilância relacionada ao racismo precisa ser aprofundado mas esse conceito traz evidências que apenas a antecipação da situação de racismo e discriminação- mesmo na ausência da situação real da discriminação - é suficiente para ativar o sistema de resposta ao estresse e afetar a saúde das pessoas.