03/11/2023 - 08:30 - 10:00 COC18.2 - Digitalização e organização do cuidado |
47715 - CRIAÇÃO DE UMA REDE DE APOIO E ACOLHIMENTO EM SAÚDE INTEGRATIVA PARA PROFISSIONAIS E COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA EM TEMPOS DE COVID-19. HELONEIDA NEVES ROMÃO - UFPE, MARIA BEATRIZ LISBÔA GUIMARÃES - UFPE, SYLVIA MARIA DE LEMOS HINRICHSEN - UFPE
Contextualização A superintendência do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco, em parceria com terapeutas voluntários, implementou atendimentos integrativos para os trabalhadores da saúde na linha de frente da pandemia. Os atendimentos foram realizados online, com objetivo de oferecer cuidados humanizados e prevenir problemas de saúde mental e emocional. As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde - PICS foram incorporadas através de plataformas virtuais, promovendo a conexão entre os terapeutas e os trabalhadores, assim como orientação personalizada e apoio mútuo. As PICS têm o potencial de romper com o modelo tradicional de tratamento, abordando a saúde e a doença de maneira mais abrangente e humanizada; restabelecendo cuidados subjetivos e oferecendo uma perspectiva transformadora da saúde e alinhando-se aos princípios do SUS ao integrar conhecimentos e promover o bem-estar, levando em consideração as particularidades de cada indivíduo.
Descrição Este é um estudo que relata a construção e implementação de um projeto piloto durante a pandemia de Covid-19. O projeto consistiu em uma rede de apoio em saúde mental e práticas integrativas e complementares em saúde, oferecendo terapias para profissionais de saúde multidisciplinares e a comunidade universitária.
Período de Realização As PICS foram ofertadas através de plataformas virtuais no período de março de 2020 a março de 2021.
Objetivos Minimizar os impactos negativos da pandemia através das PICS, oferecendo apoio emocional, bem-estar e promover o autocuidado dos colaboradores.
Resultados As atividades em PICS foram divididas ao longo da semana para atingir o horário de trabalho da maioria dos colaboradores nos três períodos manhã, tarde e noite, com escuta qualificada e humanizada. As pessoas interessadas tinham acesso a uma lista com todas as práticas ofertadas, sendo as mais utilizadas durante o período de estudo: reiki (n=468 por 156 dias) e terapia floral (n= 41 por 360 dias). Durante um ano de funcionamento, 79 profissionais de equipes multidisciplinares receberam atendimentos por meio de plataformas virtuais. No início da ação, a equipe estava sobrecarregada e preocupada com a pandemia, tendo que lidar com o desconhecido e orientar pacientes e familiares sobre os riscos. Ao entrar na plataforma, os participantes ficaram surpresos e satisfeitos ao perceberem que aquele espaço foi preparado para eles, permitindo uma pausa na função de cuidadores para serem cuidados. Ao longo do processo, houve uma maior interação entre os participantes, criando um ambiente mais leve e melhorando o bem-estar, além de impactar positivamente o clima organizacional. Os profissionais relataram melhorias físicas e emocionais, como relaxamento do corpo, melhora na respiração, qualidade do sono e maior disposição, o que possibilitou oferecer um melhor cuidado aos pacientes da unidade.
Aprendizados O reconhecimento da importância do cuidado com a equipe - ação acolheu e integrou a equipe, considerando o estresse físico e mental dos colaboradores, especialmente os da área da saúde, expostos a situações estressantes; a necessidade de oferecer espaços de cuidado para os profissionais de saúde - espaço dedicado ao autocuidado e suporte emocional ajuda a mitigar o desgaste e o impacto negativo do trabalho intenso nesses profissionais; o impacto positivo na interação e no clima organizacional - promoveu maior interação entre os participantes, criando um ambiente mais leve e contribuindo para o bem-estar e satisfação dos colaboradores, o que pode aumentar sua produtividade; os benefícios físicos e emocionais para os profissionais - práticas oferecidas trouxeram melhorias físicas e emocionais, como relaxamento, melhora na respiração, sono e disposição ao longo do dia, auxiliando no enfrentamento do estresse e no desempenho das funções; a valorização das PICS - oferta de reiki e terapia floral, oferecidas virtualmente, demonstrou benefícios para os profissionais, ressaltando a importância de considerar abordagens complementares no cuidado da saúde.
Análise Crítica A iniciativa de minimizar os impactos da pandemia através das PICS, desenvolvidas pelos terapeutas voluntários do HC/UFPE, demonstra um esforço louvável em cuidar da saúde e bem-estar dos profissionais da saúde durante esse período desafiador. Os pontos positivos dessa abordagem incluem o reconhecimento da importância do cuidado com a equipe, o foco no autocuidado e a eficácia potencial das abordagens complementares. Essa iniciativa também pode ter um impacto positivo no clima organizacional e na qualidade dos serviços prestados. No entanto, é necessário considerar as limitações e desafios, como o acompanhamento de longo prazo e a sustentabilidade das práticas. Essa abordagem pode servir como um modelo inspirador para outras instituições de saúde, desde que haja uma integração estruturada no sistema de saúde e uma avaliação contínua dos impactos.
|