Comunicação Oral Curta

03/11/2023 - 08:30 - 10:00
COC13.3 - Experienciações em movimentos

47972 - A PRODUÇÃO DE FANZINES COMO MEDIADORA DO PROCESSO DE DIÁLOGO E APRENDIZAGENS SOBRE ALIMENTAÇÃO
AMÁBELA DE AVELAR CORDEIRO - CM/UFRJ - MACAÉ, VALKYRIAN MENDES BRITO - CM/UFRJ - MACAÉ, RAÍSSA CASTRO DA GAMA - CM/UFRJ - MACAÉ, MARIA CLARA CRUZ HADDAD - CM/ UFRJ - MACAÉ


Contextualização
O projeto de extensão Alimentação como ação política, que faz parte do movimento Comer pra que? (CPQ), é direcionado às juventudes e tem a finalidade de gerar consciência crítica sobre as práticas alimentares contemporâneas, a partir do diálogo sobre dez temas mobilizadores na perspectiva da segurança alimentar e nutricional.

Descrição
Este relato apresenta a experiência dos extensionistas do CPQ em ações de mobilização e diálogo com jovens de uma instituição social, que atua no desenvolvimento de programas de qualificação profissional no município de Macaé, inspirados pelos pressupostos da educação freiriana

Período de Realização
Os encontros ocorreram em junho e julho de 2022 e reuniram cerca de 30 jovens.

Objetivos
Proporcionar espaço de diálogo e cocriação sobre alimentação com jovens.

Resultados
Foram planejados 3 encontros presenciais, sendo o primeiro na sede da ONG e o segundo e terceiro no Centro Multidisciplinar UFRJ – Macaé. Para facilitar a comunicação com a equipe de extensionistas do projeto, foi criado um grupo em aplicativo de mensagem para celular (WhatsApp®) com a participação dos jovens. Os encontros ocorreram em junho e julho de 2022 e reuniram cerca de 30 jovens. No primeiro encontro foi apresentado o movimento Comer pra que? e os dez temas mobilizadores, que abordam diversos aspectos da alimentação na contemporaneidade. O segundo encontro teve como temática o fanzine, expressão artística, autoral e artesanal, que foi apresentada pelo colaborador do CPQ e coordenador do projeto IFanzine do Instituto Federal Fluminense. Neste encontro, os participantes foram divididos em grupos para criarem um fanzine com o tema “O que é um fanzine para você?” e exercitarem a artesania envolvida na produção deste artefato. Os jovens ainda escolheram o tema “Come-se propaganda?” para aprofundarem a reflexão sobre alimentação no próximo encontro. O terceiro e último encontro foi marcado pela abordagem do tema selecionado, por meio da exibição de vídeos e dinâmica, seguidos de diálogo em grupo. Os jovens foram subdivididos em pequenos grupos e convidados a cocriarem fanzines autorais sobre o tema, expressando suas reflexões de forma lúdica e visual. Ao final, os jovens partilharam suas produções apontando os aspectos considerados relevantes. Os jovens receberam um link para acesso ao formulário de avaliação por meio do grupo no aplicativo mensagem.

Aprendizados
Os jovens, sejam os extensionistas ou os participantes da organização social, puderam exercitar a troca de saberes, fundamental para o crescimento profissional e pessoal, assim como desenvolver habilidades de expressão artística, que são pouco comuns no cotidiano acadêmico ou empresarial. Desta forma, foi possível perceber a potência do encontro viabilizado pela interação da academia e sociedade por meio da extensão universitária.

Análise Crítica
Foi observado uma boa interação dos jovens durante as atividades presenciais, diferente do observado no meio digital pelo aplicativo de mensagem, onde somente os extensionistas interagiam, sem que houvesse troca significante com os participantes. A maioria dos jovens era do sexo feminino e com ensino médio completo. Pouco mais da metade dos jovens (16) responderam ao formulário de avaliação e consideraram a atividade como ótima, especialmente, a atividade presencial. O limitado número de encontros presenciais, pode ter contribuído para que não se estabelecesse vínculo capaz de estimular o uso do meio digital como espaço de interação. No entanto, observou-se uma forte interação entre os jovens durante o trabalho de cocriação dos fanzines e cujas produções abordaram vários aspectos tais como: o impacto das propagandas no cotidiano; estratégias de marketing e neuromarketing; recomendações nutricionais e rotulagem nutricional.