Comunicação Oral Curta

03/11/2023 - 08:30 - 10:00
COC13.3 - Experienciações em movimentos

46814 - PRODUÇÃO E DIVULGAÇÃO DE MATERIAL EDUCATIVO SOBRE HANSENÍASE EM ALUSÃO AO DIA DE COMBATE ESTADUAL DA DOENÇA EM PERNAMBUCO: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM EDUCAÇÃO EM SAÚDE
GUSTAVO ATAIDE BRANDÃO - UPE, RAPHAELA DELMONDES DO NASCIMENTO - UPE, RANDAL DE MEDEIROS GARCIA - UNINASSAU, MAÍRIS FEIJÓ DA SILVA - UPE, FRANCISCO EDUARDO OLIVEIRA DE LYRA FILHO - UPE, MARIA FERNANDA DE LIMA - UPE, AMANDA BELFORT CORDEIRO - UPE, DANIELLE CHRISTINE MOURA DOS SANTOS - UPE, MAURINEIA ROSENO VASCONCELOS - MORHAN RECIFE, JOÃO BOSCO BONIFÁCIO DA SILVA - CENTRO SOCIAL DA MIRUEIRA


Contextualização
A hanseníase é uma doença infectocontagiosa de progressão lenta e crônica causada pelo bacilo da Mycobacterium leprae, se manifesta através de sinais e sintomas dermatoneurológicos, sendo as lesões de pele e de nervos periféricos suas características preponderantes. Sua principal fonte de infecção são os indivíduos afetados pela doença, não medicados e com alta carga bacilar. A transmissão ocorre pelo contato direto e prolongado com os indivíduos sensibilizados, através das secreções das vias aéreas superiores. No Brasil, a hanseníase é um problema de saúde pública e está associada às vulnerabilidades sociais. Ao longo do tempo, a condição vem provocando discriminação e estigmatização social (Ministério da Saúde, 2022). Diante disso, a utilização de métodos como a construção e difusão de material educativo, compreende uma importante ferramenta para auxiliar no diagnóstico precoce da doença, diminuir os índices de adoecimento e empoderar a população sobre o tema.

Descrição
Trata-se de um relato de experiência de educação em saúde do projeto de extensão universitária "vigilância em saúde no contexto da hanseníase", vinculado ao Grupo de Pesquisa e Extensão Sobre Cuidado, Práticas Sociais e Direito à Saúde das Populações Vulneráveis (GRUPEV) da Universidade de Pernambuco. As ações do projeto de extensão são realizadas por estudantes de enfermagem em parceria com o Morhan Recife, a NHR Brasil e o Centro Social da Mirueira, e com apoio da Pró-Reitoria de extensão e cultura da UPE - PROEC.

Período de Realização
Realizou-se durante os meses de junho a julho de 2023, contemplando a construção do aporte teórico e ilustrativo até a divulgação do material educativo.

Objetivos
O presente resumo tem por finalidade relatar o processo de experiência de produção e difusão do conteúdo sobre a hanseníase em alusão ao dia de combate estadual da doença em Pernambuco, com o intuito de ampliar os conhecimentos da população em geral sobre a doença e melhorar a assistência na Atenção Primária à Saúde, para além da desestigmatização, combatendo a discriminação social das pessoas atingidas.

Resultados
O fôlder foi a ferramenta eleita para instrumentalizar as práticas pedagógicas, contribuindo com a construção de discussões, facilitando sua compreensão e possibilitando a continuidade das ações educativas em saúde. Para elaboração do material educativo, foram revisados e selecionados os tópicos: O que é a hanseníase, como se transmite, diagnóstico, quais os sintomas, tratamento e enfrentamento ao estigma, utilizando o “guia de vigilância em saúde, 2022” e a “caderneta de saúde da pessoa acometida pela hanseníase, 2020” ofertadas pelo ministério da saúde, como referências na captação de informações. Após isso, o revisado passou por avaliação do corpo docente e equipe técnica do projeto para eventuais correções. Dando seguida com a aprovação da parte escrita, foi-se discutido sobre o designer gráfico, disposição dos letramentos e definição das mídias para facilitar a leitura para a população em geral. Decidimos pela plataforma digital Canva que seria o local de construção do material. Finaliza a arte, retornou-se à análise da equipe, com posterior autorização e impressão em massa do fôlder, para as ações de educação em saúde nas unidades de saúde e centros sociais da Região Metropolitana do Recife. A divulgação do material ocorreu nos dias 05, 06, 15 e 16 de junho de 2023, durante as ações de busca ativa de casos e educação em saúde no Centro Social Dom João Costa, na Policlínica Albert Sabin, na USF Alto José Bonifácio e na Casa do Pão da Arquidiocese de Olinda e Recife. Cerca de 235 pessoas foram envolvidas, sendo contempladas com conhecimentos gerais sobre a hanseníase, levando a quebra de estigmas da doença e reforço da possibilidade de cura com ausência de sequelas quando diagnosticada em sua fase inicial.

Aprendizados
Por meio das atividades do grupo, observou-se a necessidade do trabalho continuado das ações de educação em saúde com a população. A sociedade perpassa por muitas vulnerabilidades que influenciam e agravam o contexto de saúde de uma comunidade. Com a informação compartilhada, os usuários tornam-se mais empoderados e protagonistas do seu próprio corpo e de seu processo saúde-doença. Para além de fomentar o enriquecimento da formação profissional dos extensionistas, desenvolvendo habilidades de ensino e assistência fora dos muros do complexo hospitalar - universidade.

Análise Crítica
A elaboração do fôlder mostrou-se uma ótima ferramenta de compartilhamento de informações. Todavia, foi necessário atenção a questões de: linguagem empregada ao nosso público-alvo, guiar as informações de acordo com os nossos objetivos e o modelo gráfico atraente a leitura. Por fim, o uso da tecnologia leve para repercutir o conhecimento é de suma importância para os profissionais de saúde. Dessa forma, passa a contribuir para maior adesão dos usuários, conscientizando-os a propagarem o conhecimento adquirido.