03/11/2023 - 08:30 - 10:00 COC2.3 - Tensionamentos entre gestão, participação e comunicação em saúde |
48121 - OUVIDORIA SUS NA MATERNIDADE DE CAMAÇARI – BAHIA: APOSTA E DISPOSITIVO DE COGESTÃO, ESCUTA QUALIFICADA E GARANTIA DE DIREITOS. LEONARDO LOPES DIAS - FESFSUS, ALINE OLIVEIRA COSTA - FESFSUS, LANA OHANA LUNA DE SOUZA - FESFSUS
Contextualização A ouvidoria SUS é uma unidade estratégica para do SUS, pois possibilita o diálogo entre a sociedade e as diferentes instâncias de gestão.
Descrição Nas Ouvidorias SUS, a manifestação do cidadão pode se apresentar pela busca de informações e orientações em saúde e também por meio de sugestões, elogios, solicitações, reclamações ou denúncias.
Período de Realização Visando a construção compartilhada de um cuidado humanizado, baseado em evidências científicas, bem como a ampliação da garantia dos direitos adquiridos às mulheres e crianças, em especial no período de atenção ao parto e nascimento, a FESFSUS instaurou desde a inauguração Maternidade Regional de Camaçari, (região metropolitana de Salvador), a Ouvidoria SUS, mantendo como compromisso, o acolhimento, a ética, a democracia institucional e a valorização dos trabalhadores.
Objetivos Como dispositivo de cogestão das ações e serviços da maternidade, destacamos um caso para exemplificar a atuação da ouvidoria: em meados de março/23, recebeu um questionamento de um usuário, que havia dado entrada na unidade como acompanhante de sua esposa, gestante, em uma visita de vinculação, que ocorre semanalmente na unidade.
Resultados Após registro, rapidamente o assunto virou tema de reunião entre o ouvidor e o colegiado de diretorias da maternidade.
Aprendizados Decorridos dois meses, recebemos uma ouvidoria classificada como elogio, ao qual o mesmo cidadão relatou sua vivência na Maternidade como uma experiência feliz, transformadora a qual lhe trouxe muito orgulho de ter sido no SUS e na Bahia.
Análise Crítica Temos diversos outros exemplos que poderiam demonstrar o trabalho da ouvidoria como dispositivo de cogestão e garantia de direitos, mas este acima traduz as principais apostas de gestão da FESFSUS: (i) compreensão e respeito às necessidades das usuárias e seus familiares, (ii) efetivação dos direitos e valores das famílias atendidas e (iii) segurança e cuidado, com práticas baseadas em evidências científicas.
|