03/11/2023 - 08:30 - 10:00 COC5.2 - Práticas de cuidado em saúde: relatos de experiência |
45999 - ENTRE O MEDO E A ESPERANÇA: UM ESTUDO SOBRE OS USOS E SENTIDOS DO TREINAMENTO CEREBRAL NO BRASIL FELIPE STEPHAN LISBOA - UERJ
Apresentação/Introdução O presente trabalho tem como objeto de análise os usos e sentidos das práticas de treinamento cerebral na realidade brasileira. Este tipo de treinamento, também chamado de treinamento cognitivo e ginástica cerebral, diz respeito à prática guiada de determinados exercícios e jogos com o objetivo de preservar ou melhorar as habilidades cognitivas e/ou a cognição como um todo.
Objetivos O objetivo central deste trabalho é mapear e analisar os sentidos atribuídos pelas empresas de treinamento cerebral e seus clientes às próprias atividades de treinamento cerebral. No caso das empresas analisamos tanto as finalidades ou objetivos que elas estabelecem para seus clientes ou usuários quanto as técnicas ou atividades que afirmam se utilizar para concretizar tais objetivos e, ainda, as estratégias que usam para demonstrarem a legitimidade de suas atividades. Já com relação aos clientes ou usuários analisamos tanto os motivos ou motivações que os levaram a procurar ou recorrer às atividades de treinamento ou ginástica cerebral quanto a forma como compreendem e avaliam as práticas de treinamento promovidas pelas empresas e, ainda, a percepção que têm dos efeitos observados ou não observados em si mesmos após o início de tais práticas.
Metodologia Para atingir tal objetivo realizamos a análise de conteúdo de dois conjuntos de dados: a) informações textuais dos sites oficiais das três franquias de treinamento cerebral existentes no Brasil (Supera, Super Cérebro e Ginástica do Cérebro) assim como das principais plataformas virtuais brasileiras (Supera Online, NeuroForma, Afinando o Cérebro e Mente Turbinada); b) transcrições de entrevistas semiestruturadas com dez clientes destas empresas, com idades entre 22 e 87 anos, e que praticavam regulamente tais atividades.
Resultados e discussão Após analisarmos o conteúdo dos sites e das entrevistas pudemos observar que os sentidos do treinamento cerebral se relacionam, para os clientes, a uma série de medos e esperanças – e também à busca por diversão e sociabilidade. Dentre os medos destaca-se aquele relacionado à possibilidade de desenvolver a doença de Alzheimer ou algum outro quadro demencial que prejudique suas funções cognitivas e os levem a perder a autonomia e se tornarem dependentes de outras pessoas. Por outro lado, a busca por atividades de treinamento cerebral se relaciona também à esperança de reverter ou interromper o “declínio cognitivo” e de evitar, assim, o desenvolvimento de uma demência. As empresas, por sua vez, fomentam em seus clientes e potenciais clientes, através dos seus sites publicitários, diferentes formas de esperança, em especial a esperança de um futuro com capacidade cognitiva nas diversas etapas da vida. É possível dizer que o que há em comum entre aquilo que é vendido pelas empresas e aquilo que é comprado por seus clientes é a esperança.
Conclusões/Considerações finais Apontamos, por fim, para as técnicas de treinamento cerebral como tecnologias da esperança, devido ao fato de serem utilizadas pelas empresas do ramo para fomentarem em seus clientes e potenciais clientes a crença de que é possível agir no presente de forma a preservar e aprimorar as habilidades cognitivas, a prevenir doenças como o Alzheimer e a prolongar o tempo de vida com saúde, autonomia e independência.
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