Comunicação Oral

02/11/2023 - 13:10 - 14:40
CO31.2 - Experiências em saúde e direitos humanos das e com as comunidades atingidas I

45967 - ARTES CÊNICAS E EDUCAÇÃO NA COMUNIDADE DE ANTÔNIO PEREIRA: O TEATRO COMO DISPOSITIVO DE EMPODERAMENTO E VISIBILIDADE DAS CRIANÇAS.
EDUARDO HENRIQUE CESTARI JORGE - UFOP, THAYNÁ PEREIRA MACHADO LOBO - UFOP, AISLLAN DIEGO DE ASSIS - UFOP


Contextualização
Aulas de teatro para adolescentes e crianças socioeconomicamente vulneráveis pela exploração mineral no distrito de Antônio Pereira em Ouro Preto.

Descrição
Um laboratório experiencial na Escola Estadual Daura de Carvalho Neto em Antônio Pereira (distrito de Ouro Preto, MG) feito a partir das impressões geradas no ensino de teatro para crianças matriculadas no período regular e integral, sendo crianças, pré-adolescentes e adolescentes. Com esse projeto vinculado ao programa de extensão “De mãos dadas com Antônio Pereira”, o ‘Pereira Encena’ busca dar visibilidade artística e conhecimento prático das artes cênicas para esses jovens. Sendo de suma importância o aprendizado das práticas de encenação e atuação para a expressão, crítica e ação das crianças que desde esse período (infância e adolescência) já sofrem com os impactos causados pela exploração mineral.

Período de Realização
De maio a dezembro.

Objetivos
Os objetivos do projeto é inserir crianças e jovens no fazer teatral, através de ferramentas utilizadas na formação de atores, como jogos teatrais, brincadeiras regionais, conhecimento de si através do yoga e meditação e além de tudo a interação com o outro e o espaço (tanto o espaço da sala quanto a comunidade), assim desenvolvendo um repertório artístico/crítico/analítico e perceptível dessas crianças onde a encenação poderá ser seu dispositivo de expressão este como o objetivo principal. Já outros objetivos inclui a montagem de um espetáculo teatral que será realizado no ‘Fórum de Sustentabilidade de Antônio Pereira’, onde serão utilizadas histórias locais da comunidade, como a própria história do Distrito e trazer para a cena a poesia e os versos baseados nos escritos de Antônio Pereira, autor e residente na comunidade, escritor do livro ‘Aspectos Folclóricos de Antônio Pereira’. Para esse espetáculo, contaremos com figurinos, cenários, maquiagem e objetos cênicos – tudo preferencialmente feito por pessoas do próprio Distrito, como por exemplo, serviços de costura e marcenaria, e além de tudo, com o protagonismo das crianças que utilizarão a arte teatral para seu empoderamento e visibilidade. Estão sendo realizadas de forma metodológica aulas, sendo elas uma vez na semana (sextas-feiras) com duração de 2 horas onde há cerca de 20 alunos (em sua grande maioria composta por meninas). Os estudantes foram apresentados à pedagogia teatral através do campo dos jogos teatrais, principalmente os desenvolvidos pela professora norte-americana Viola Spolin (1906-1994). As crianças divertem-se imensamente e desinibem-se (timidez) de forma rápida ao notarem que os jogos proporcionam uma espécie de “liberdade” para simplesmente fazerem e serem no momento presente. Outra ferramenta que esta sendo utilizada para a montagem e para o exercício dramático com os alunos são os exercícios de improvisação, onde os mesmos começam a ter os primeiros contatos com a arte dramática (concepção de personagem, circunstâncias propostas, ações físicas, imaginação, etc).

Resultados
Como resultado, há a movimentação no setor cultural no distrito de Antônio Pereira através do dispositivo das artes cênicas e também, a iniciação e qualificação dos jovens através do teatro, além da possibilidade da construção de uma companhia ou trupe teatral vinculada a comunidade e as escolas. O espetáculo (ainda em processo de construção) será um ‘ponta pé’ inicial para esses produtos, onde espera-se que os jovens tenham um interesse em aprofundar-se na arte e ingressarem no ensino superior (não necessariamente em artes cênicas).

Aprendizados
Conclui-se que a arte pode sim ser um viés de transformação em comunidades socialmente vulneráveis. O teatro pode ser uma poderosa ferramenta de saúde coletiva, proporcionando a visibilidade de quem esta criando sua voz e visão de mundo (as crianças) tanto quanto como um retorno para a comunidade. Para isso, o senso crítico e a autonomia devem ser articulados desde cedo e em um ambiente que já se tenha a pré-disposição para tal como as escolas.

Análise Crítica
O projeto 'Pereira Encena' pode ser um catalisador da arte teatral dentro do distrito de Antônio Pereira, já que pouco se ouve na fomentação e movimentação cultural dentro do mesmo. Com isso, pode-se analisar que há uma potencialidade enorme em descobrir novos talentos e novos seres educadores e críticos através da arte teatral e como ela pode ser tão relevante para superar as condições em que se encontram de forma vulnerável devido à exploração mineral.