47597 - TÉCNICAS DE ENFERMAGEM ENVELHECIDAS QUE RESISTEM TRABALHANDO NO AMBIENTE HOSPITALAR: VENCENDO OS DESAFIOS COTIDIANOS! CÁTIA ANDRADE SILVA DE ANDRADE - UFBA, MARCELO EDUARDO PFEIFFER CASTELLANOS - UFBA, MÔNICA ANGELIM GOMES DE LIMA - UFBA
Apresentação/Introdução Apresentação:O relato de pesquisa refere-se a tese de Doutorado em Saúde Coletiva sobre a temática do trabalho e o envelhecimento. Introdução: O ambiente de trabalho onde se insere a assistência de enfermagem hospitalar é por deveras extenuante implicando em grande carga de trabalho física, psíquica e emocional, devido à precarização das condições de trabalho, caracterizadas, em sua grande maioria, pelo subdimensionamento de cálculo de pessoal, falta de investimentos tecnológicos e a inadequação ergonômica de muitos ambientes. Nesse ínterim, percebe-se que o processo de trabalho em enfermagem, no âmbito do capitalismo contemporâneo, vem ajustando-se ao aumento progressivo da sobrecarga e intensificação do ritmo do trabalho, onde essa combinação traduz-se em clara exploração, tornando-se um “modus operandi” naturalizado das instituições de saúde, especificamente as da rede hospitalar, sujeitando os profissionais à pressão constante do trabalho gerando consequências como sofrimento e risco de vida para quem depende do serviço, e ousamos acrescentar, também, para quem executa o trabalho em condições de precarização e vulnerabilização.
Objetivos Objetivo: Compreender o trabalho real das técnicas de enfermagem envelhecidas numa unidade de internação assistencial hospitalar.
Metodologia Metodologia: Realizado no período entre os anos de 2019-2023, numa unidade assistencial hospitalar pública, em Salvador/Ba, com 10 técnicass de enfermagem envelhecidas. Utilizou-se a Etnometodologia apoiada na idéia de valorização da construção da realidade social como prática cotidiana e continua, buscou-se a identificação dos etnométodos que são utilizados por essas trabalhadoras envelhecidas configurando o trabalho vivo em ato, associada à Análise Ergonômica do Trabalho que consiste na análise detalhada da situação de trabalho. Ambas as metodologias convergem para a captação das ações situadas, ou seja, circunstanciadas ou contextualizadas, caracterizadas aqui como atividade ou trabalho real, que se constituem pelas estratégias usadas pelas trabalhadoras para executar o seu trabalho. Técnicas de coleta: Observação participante, entrevista em profundidade e situada, análise de documentos e anotações em caderno de campo.
Resultados e discussão Resultados e Discussão: Organizou-se os resultados em três grandes eixos: Primeiro- Dificuldades observadas para permanência da trabalhadora envelhecida: a)Ser remanejada para outra unidade da instituição; b)Dobrar o turno de trabalho; c)Número insuficiente ou falta de equipamentos; d)Deficiências de estrutura física e ergonômica; e)Falta de políticas de gestão protetivas; f)Presença de doenças e de limitações; g)Dificuldades durante pandemia da Covid19. Segundo- Facilidades observadas para permanência da trabalhadora envelhecida: a)Perfil assistencial da unidade; b)Jornadas de trabalho em turnos diurnos de 12h; c)Camas elétricas; d)Negociações realizadas pela chefia de enfermagem; e)Cooperação entre as colegas; f)Instrumentos à organização do trabalho da unidade; g)Experiência acumulada. Terceiro- Estratégias observadas para permanência da trabalhadora envelhecida no enfrentamento das dificuldades encontradas em seu cotidiano de trabalho: a)Antecipação do horário de entrada no turno de trabalho; b)Postergação do horário de saída do turno de trabalho; c)Evitar trocas que o distanciem de seu grupo de trabalho; d)Cooperação; e)Redistribuiçãode tarefas; f)Evitação e Negação; g)Aceleração do ritmo de trabalho; h)Assumir tarefas além da competência da enfermagem; i)(Re)organização das tarefas; j)Aquisição de equipamentos; l)Busca de apoio dos acompanhantes; m)Permanecer com os mesmos pacientes na dobra de turno.
Conclusões/Considerações finais Conclusões: Os etnometodos utilizados pelas trabalhadoras envelhecidas para a realização de suas atividades de trabalho configuraram-se como produto da regulação de elementos do trabalho que se tangenciam: objetivos exigidos, meios de trabalho, resultados produzidos e seu estado interno. Diariamente o trabalho real ocorre de forma diferenciada, onde as tarefas são prescritas, mas a realização delas depende de circunstâncias previstas/imprevistas que são manejadas pelas trabalhadoras até que o objetivo seja alcançado. Elas (re)constroem o seu processo de trabalho diário (re)pactuando estratégias elaboradas individualmente/coletivamente para realizar suas atividades. Entretanto, observou-se que algumas dessas regulações podem levá-las a agressões à saúde, mas ainda assim, terminam por adotá-las, pois são incapazes de resistir aos constrangimentos impostos. Considerações Finais: Entender o trabalho enquanto constructo social é poder compreender um pouco mais sobre os indivíduos que estão envolvidos e que protagonizam a sua produção. Os estudos sobre o trabalho e o envelhecimento são de grande relevância, pois permitem conhecer a realidade que envolve os sujeitos trabalhadores, as formas peculiares como interagem, produzem e realizam suas atividades e de como este trabalho pode ser um indutor de produção de saúde ou um fator adoecedor.
|