Comunicação Oral Curta

02/11/2023 - 08:30 - 10:00
COC32.1 - Saúde mental de crianças /adolescentes

47049 - A IMPORTÂNCIA DE AÇÕES DE MONITORAMENTO PARA A QUALIFICAÇÃO DA PRODUÇÃO NA RAPS EM NITERÓI/RJ
NATÁLIA GABRY CHAVES - FUNDAÇÃO ESTATAL DE SAÚDE DE NITERÓI/RJ, ANA LUÍSA PINHO PINTO FERREIRA - FUNDAÇÃO ESTATAL DE SAÚDE DE NITERÓI/RJ, THAYS PIRES DUARTE DA SILVA - FUNDAÇÃO ESTATAL DE SAÚDE DE NITERÓI/RJ, ANDRÉ HENRIQUE CARDOSO ALVES - FUNDAÇÃO ESTATAL DE SAÚDE DE NITERÓI/RJ, CARLA VIEIRA DA COSTA - FUNDAÇÃO ESTATAL DE SAÚDE DE NITERÓI/RJ, RACHEL DE MESQUITA SAMPAIO - FUNDAÇÃO ESTATAL DE SAÚDE DE NITERÓI/RJ, KÉSIA REGINA SOUZA CARNEIRO DE ALMEIDA - FUNDAÇÃO ESTATAL DE SAÚDE DE NITERÓI/RJ, JONATAS CAVALCANTI CAPUCHINHO AMARAL - FUNDAÇÃO ESTATAL DE SAÚDE DE NITERÓI/RJ, ÈRIKA MONTEIRO DA SILVA - FUNDAÇÃO ESTATAL DE SAÚDE DE NITERÓI/RJ


Contextualização
O diagnóstico situacional realizado na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) para assunção dos CAPS pela FeSaúde mostrou a flutuação nos registros de produção das unidades. Por vezes, as unidades juntavam a produção por três meses para inserir no Sistema de Informação Ambulatorial (SAI-SUS), e não havia revisão dos procedimentos faturáveis pela Ficha de Programação Orçamentária (FPO). Dito isso, a FeSaúde realizou a revisão dos procedimentos por profissional habilitado, bem como os procedimentos faturáveis por cada CAPS. Esse percurso possibilitou a construção de um painel eletrônico via Microsoft BI para que os gestores locais e coordenadores de regionais consigam acompanhar se a produção enviada compete com a realidade das ações executadas em cada unidade.

Descrição
Trata-se de um relato de experiência com abordagem quanti-qualitativa, com análises quinzenais e mensais. São realizados grupos de trabalho (GT), ações de capacitações, devolutivas de produção, discussões sobre glosas identificadas no pré-processamento de dados, capacitação nos registros de produção, reuniões periódicas direcionadas à discussão dos resultados de produção apresentada versus produção aprovada mensalmente. As capacitações e grupos de trabalho ocorreram de agosto de 2022 até o momento atual mensalmente. O público-alvo do estudo são os profissionais que trabalham na gerência de Atenção Psicossocial e profissionais dos Centros de Atenção Psicossocial.

Período de Realização
O trabalho vem sendo realizado desde o segundo quadrimestre de 2022 e até o momento atual, pois o monitoramento deve ser contínuo e ininterrupto.

Objetivos
As ações de monitoramento visam qualificar a compreensão dos profissionais que executam os procedimentos sobre a forma de registro da ação com o objetivo de melhorar a produção das informações e consequentemente, apoiar a gestão do cuidado nessas unidades.

Resultados
Todas essas ações visam avaliar e qualificar a produção antes do envio, para garantir que não haja perda no faturamento como também levantar os principais erros cometidos pelas unidades e apresentá-los nessas reuniões, ofertando feedback aos profissionais e aprimorando o conhecimento dos mesmos acerca do processo de trabalho. Essa iniciativa gerou a construção de um painel de produção através da plataforma de dados Power BI para cada CAPS, no qual é possível que cada unidade consiga averiguar a produção do mês anterior por categoria profissional. O monitoramento é contínuo e ininterrupto. Essa estratégia visou sensibilizar os profissionais na importância do preenchimento da produção conforme se executam as atividades afim de reduzir possibilidade de glosas, manter qualidade de envio de produção mensal para além da regularidade de envio, e à medida que o domínio dos profissionais acerca dos registros de produção veio se aprimorando e os dados mais qualificados, tencionou a revisão da FPO, que encontra-se em processo de estudo para ampliação das ações e, viabilizando que os gestores locais se tornassem multiplicadores de informações com as equipes de suas respectivas unidades.

Aprendizados
O painel está em uso pela RAPS sendo um instrumento norteador nas reuniões de equipes dos CAPS, pautando as discussões do GT: Informação e Cuidado na RAPS, e consequentemente apoiando a gestão do cuidado nessas unidades. A ferramenta é atualizada mensalmente e vem sendo utilizada para monitoramento da produtividade e guiando discussões dos dados no que tange o cuidado para além da produção de dados. Provocando reflexões do que se produz e como se registra.

Análise Crítica
Através desse trabalho foi identificada a necessidade de revisão da FPO de forma periódica para ampliação das ações realizadas de modo que os registros não ultrapassem o teto de gasto nem fiquem abaixo do contratualizado.