Comunicação Oral Curta

02/11/2023 - 08:30 - 10:00
COC19.1 - Desafios para o cuidado alimentar e nutricional no SUS

47243 - MULTIPROFISSIONALIDADE NO CUIDADO À PESSOA COM OBESIDADE: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM GRUPO DE PESQUISA E EXTENSÃO
ALESSANDRA GERLANE SILVA DOS SANTOS - UFPE, LUCIANA GONÇALVES DE ORANGE - UFPE-CAV, AMANDA DA FONTE SOUTO ALBUQUERQUE - UFPE, FERNANDA GABRIELLA DOS SANTOS - UNINASSAU, ANGÉLICA BARBOSA ARRUDA PATRIOTA - FIC-GARANHUS, RENAN SOUTO PEREIRA - UECE


Contextualização
A obesidade vem alcançando índices cada vez mais altos, sendo sua causa multideterminada, envolvendo fatores genéticos, psicológicos, ambientais, políticos, econômicos e sociais. Pessoas com obesidade vivenciam diversos estigmas relacionados ao seu peso, inclusive por parte dos próprios profissionais de saúde que corroboram nos indivíduos uma perspectiva culpabilizadora, impossibilitando o acolhimento e tratamento eficaz. A falta de preparo dos profissionais de saúde para lidar com esse público reforça a prática da gordofobia, inviabilizando uma assistência de qualidade. Sendo assim, torna-se importante ampliar o olhar e a consciência desses profissionais, incentivando a construção de outras narrativas diante da complexidade dessa problemática, além das abordagens tradicionalmente reducionistas, através de estratégias mais acolhedoras e transversalizadas, envolvendo o indivíduo com obesidade como protagonista do seu tratamento, faz-se necessário.

Descrição
Trata-se de um relato de experiência de uma equipe multiprofissional em saúde, derivado da vivência de um grupo de pesquisa e extensão, intitulado “Alimenteamente”, com cadastro na Plataforma de Grupos de Pesquisa CNPQ, composto por nutricionistas, psicólogos, psiquiatras, profissionais de educação física, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, bem como de graduandos dessas áreas, com funcionamento híbrido e reuniões mensais. O relato se fundamenta em uma série de atividades que foram vivenciadas pelos integrantes dentro do grupo, que engloba debates, estudos de casos pautados na prática baseada em evidências e produção de conteúdo para rede social, com o objetivo de promoção à saúde, na perspectiva do comportamento alimentar e suas interfaces.

Período de Realização
Foram considerados para a construção desse trabalho, todas as atividades vivenciadas pelo grupo, a partir de sua fundação (2020), cujo tema sobre obesidade esteve presente.

Objetivos
Compartilhar e refletir sobre as experiências de um grupo de pesquisa e extensão sobre o cuidado prestado à pessoa com obesidade.

Resultados
O estigma é definido como um atributo negativo constituído a partir da discrepância entre identidade social-virtual e identidade social-real. Indivíduos com obesidade são vulneráveis a múltiplas formas de preconceito e discriminação. Os profissionais de saúde, muitas vezes, estão entre as fontes de preconceito. Nesse sentido, o grupo Alimenteamente reflete em suas vivências, a urgência da desconstrução do preconceito em torno da obesidade por parte dos profissionais de saúde. O grupo de pesquisa e extensão utiliza diversas formas metodológicas para abordagem desse tema: encontros mensais, realização de eventos científicos, apresentação de trabalhos em congressos e utilização das redes sociais através do perfil do instagram @alimenteamente.ufpe. Nos últimos anos, o grupo empenha-se na quebra do estigma e na construção de um novo modo de cuidado para as pessoas com obesidade. É imprescindível que os profissionais de saúde tenham uma conduta pautada na avaliação da história de vida do paciente, para que, desse modo sejam definidas metas de forma colaborativa, com formação de vínculo, contribuindo assim com o aumento da potência do agir. Vale destacar a necessidade da qualificação dos processos de trabalho e dos profissionais de saúde.

Aprendizados
As discussões e experiências vivenciadas no grupo, reforçam a importância da criação de políticas públicas que visem práticas de combate a gordofobia na sociedade, bem como na formação acadêmica, principalmente na área de saúde, com o intuito de que esses profissionais possam ressignificar o cuidado à pessoas com obesidade. Discussões que promovam a reflexão dos fatores determinantes, a conscientização dos processos que podem estar envolvidos nessa condição, bem como a capacitação desses profissionais com outras ferramentas que podem auxiliar no cuidado à essas pessoas, têm sido de grande importância para minimizar as atitudes gordofóbicas nas suas condutas, o que aumenta a adesão aos tratamentos propostos. A postura do profissional em relação ao estigma da obesidade, vulnerabiliza o indivíduo, reforçando a predisposição a consequências psicológicas como a depressão e ansiedade, entre outros transtornos psiquiátricos

Análise Crítica
As experiências apresentadas sobre o cuidado à pessoa com obesidade por profissionais de saúde por meio de um grupo de pesquisa e extensão é importante e relevante, pois demonstra a necessidade dessa discussão e através de outros olhares para essa temática no âmbito da saúde coletiva, destacando a descontrução de paradigmas sobre a obesidade e ampliando as estratégias para o tratamento dessa condição, de forma gentil e acolhedora por parte desses profissionais.