02/11/2023 - 08:30 - 10:00 COC17.1 - Ludicidade, participação de crianças e adolescentes e promoção de saúde mental |
45998 - ATIVIDADES LÚDICAS PARA A PROMOÇÃO DE SAÚDE BUCAL EM UMA ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL (ONG), ATRAVÉS DE UM PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA VITOR NASCIMENTO GOES - UFPE, MARIA RUHAMA FERREIRA ALVES - UFRN, LETÍCIA KARINY TELES DEUSDARÁ - UFPE, RACHEL DE QUEIROZ FERREIRA RODRIGUES - UFCG
Contextualização Este trabalho é um relato de experiência que narra a vivência do projeto de extensão universitária Heróis do Sorriso: Resgatando sorrisos com prevenção e promoção de saúde bucal, durante o período de 2019-2020. Vale ressaltar que o projeto continua ativo e com suas atividades em andamento até o presente momento.
Descrição O projeto conta com a participação de docentes e discentes, do curso de Odontologia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), cuja as reuniões entre os integrantes do projeto são realizadas semanalmente com o objetivo de discutir sugestões e ideias de melhorias para as ações, planejamento de atividades, confecção de materiais que serão utilizados nas ações, discussão sobre datas comemorativas e apresentação das atividades que já foram realizadas. Assistentes sociais que atuam na área selecionam crianças das famílias dessa comunidade para participar do projeto, cerca de 210 crianças estão matriculadas e visitam o centro diariamente onde realizam atividades de dança, música e esportes além de receberem um reforço na educação, na saúde e na sua nutrição. As crianças convivem o máximo possível com suas famílias, vão para a escola local e o turno que elas têm livre passam no centro de cuidado. Os serviços prestados atendem crianças do jardim da infância e em idade escolar. O programa busca providenciar cuidados e condições de vida melhores no agora e capacitar essas crianças tidas como vulneráveis às mazelas da sociedade permitindo-lhes atingir seu potencial máximo no futuro.
Período de Realização Durante o período entre 2019-2020.
Objetivos O objetivo do presente relato é descrever a realização de atividades interativas e lúdicas voltadas para o condicionamento do público alvo com o intuito de diminuir o medo do cirurgião-dentista além de estimular a prevenção da doença cárie, a promoção de saúde bucal e a autonomia no cuidado.
Resultados . Dentre as ações realizadas abordamos: palestras educativas (as quais abordaram temas como: dieta, hábitos de higiene oral, dentição e sua cronologia, traumatismo dentário), atividades interativas, avaliação associada ao exame clínico, escovação supervisionada e aplicação tópica de flúor. As atividades foram desenvolvidas pelos universitários, atendendo a crianças de idade variando de 5 a 12 anos. A organização não governamental (ONG) Operação Resgate fica localizada na cidade de Patos –PB.
Aprendizados A vivência propiciou aos acadêmicos de Odontologia uma nova forma de trabalhar educação em saúde bucal, a partir das práticas realizadas com as crianças, no sentido de vislumbrar caminhos e cenários de atuação capazes de renovar o exercício do processo educativo em saúde, tendo em vista a superação de práticas pontuais e lineares de cuidado.
Análise Crítica Ao final do ciclo de participação no projeto, pude perceber o qual significativo era para aquelas crianças as nossas visitas semanais. Durante o decorrer do ano, os conhecimentos básicos sobre autocuidado e maneiras corretas de manter a sua saúde bucal eram propagados entre as próprias crianças, que durante as ações de escovação supervisionada se ajudavam e incentivavam os outros colegas. Os momentos de arrecadação e doação de produtos de higiene pessoal também causavam um grande impacto, visto que, muitas crianças contavam que não tinham sua própria escova ou não a trovam a anos e nunca tinha usado fio dental. Era muito comum a confecção de pequenos kits de higiene pessoa que eram entregues ao final de algumas ações. O projeto é muito querido pelos funcionários que trabalham na ONG e o impacto positivo que causa na vida dessas crianças é inquestionável.
|