02/11/2023 - 08:30 - 10:00 COC15.3 - Promoção, educação e comunicação em/na saúde |
46981 - ESPAÇO CIRANDA DA MULHER NA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO: TECENDO REDES PARA O EMPODERAMENTO DAS MULHERES VILMA MARIA SILVA - UFRPE, ÂNGELA MARIA MIGUEL - UFRPE, MARINA FERREIRA DE MEDEIROS MENDES - UFRPE, HELEN GRAÇAS - UFRPE, LUANA AMARAL - UFRPE, KARLA PINHEIRO - UFRPE, ISLLA SOARES - UFRPE, CLAUDEMIR SANTOS DA COSTA - UFRPE, RUTH LOPES FURTADO FERREIRA - IFPE
Contextualização Frente às problemáticas sociais que incidem sobre as mulheres, com destaque para a violência, falta de planejamento reprodutivo, infecções sexualmente transmissíveis, prevalência de cânceres e demais enfermidades, o Departamento de Ciências do Consumo (DCC) em parceria com o Departamento de Qualidade de Vida (DQV) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) se unem para a construção de ações voltadas para atender as necessidades de conhecimentos dos direitos das mulheres. Tal lacuna de informações contribui para uma maior vulnerabilidade, potencializando dificuldades de acesso, principalmente nas áreas de educação e saúde.
Descrição Inicialmente elegeu-se como público-alvo do projeto as trabalhadoras terceirizadas que prestam serviços à universidade, as quais, pela carga horária de trabalho e questões socioeconômicas, têm maior dificuldade de acesso aos serviços de saúde. O projeto é pioneiro no sentido de priorizar esse público, com tantas demandas reprimidas. A estratégia contou com a participação de representantes das trabalhadoras e o apoio das supervisoras da firma prestadora, com a finalidade de garantir a liberação das mesmas para os encontros e também a pactuação de uma agenda para continuidade das ações, ao longo do primeiro ano. O projeto pode se estender para discentes e demais servidores da universidade.
Período de Realização Janeiro de 2023 até os dias atuais e sem previsão de término.
Objetivos O projeto tem por objetivo promover o acesso a conhecimentos e práticas sobre relações de gênero, empoderamento feminino, saúde sexual e reprodutiva, violência contra a mulher e outros temas afins, para a comunidade de mulheres da UFRPE. A construção do projeto contou com a participação de uma equipe multidisciplinar (profissionais da área médica, odontologia, psicologia, serviço social, saúde coletiva e promoção da saúde) e intersetorial (docentes da área de Ciências do Consumo).
Resultados Na inauguração, a abertura foi realizada por uma trabalhadora terceirizada que deu um depoimento emocionante em relação à importância desse espaço para a vida das trabalhadoras. As estratégias são diversificadas, tais como: exposição dialogada com palestrantes com expertise nos temas e facilitadores de oficinas e rodas de conversas. Os encontros têm sido realizados na Sala de Seminários da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, no Departamento de Ciências do Consumo, Sindicato ou outros espaços disponíveis. Os temas já trabalhados foram: Prevenção de câncer de colo uterino e colorretal; Gestão da economia familiar e importância da mulher no protagonismo desta ação; Nas tramas da proteção à mulher: formas de prevenção à violência familiar e abusos; Saúde mental no ambiente de trabalho e Arteterapia para uma educação integral e inclusiva, uma inovação no ambiente da universidade. Também foi utilizada como recurso a apresentação de filmes com dinâmicas e exemplos práticos que geraram reflexões e esclarecimentos importantes, bastante construtivos. Destaque para a repercussão de um filme produzido pelo Ibase com apoio da CESE, que tem servido como motivador de debates sobre a construção social dos papeis de gênero. Trata-se de uma inversão de papeis tradicionais na sociedade, com objetivo de enfatizar o cotidiano de milhões de mulheres que vivem sob o patriarcado e violência. Para ampliar a divulgação do projeto e seus eventos foram utilizadas as mídias sociais da UFRPE (Instagram, podcast e grupos de whatsapp).
Aprendizados O Espaço Ciranda da Mulher teve origem em Janeiro de 2023, a partir da análise e reflexão de nove anos de demandas femininas identificadas no consultório de Ginecologia e Obstetrícia do Departamento de Qualidade de Vida da UFRPE. A escuta qualificada nas consultas possibilitou vivenciar o relato de mulheres com históricos de sofrimento intenso por violências e abusos, somados a outras queixas psicossomáticas e de vulnerabilidades sociais. Os encontros têm sido muito proveitosos com partilhas de vivências e experiências significativas que promovem bem-estar coletivo a partir das trocas de saberes.
Análise Crítica O projeto Espaço Ciranda da Mulher está sendo realizado de forma a abarcar as múltiplas linguagens de comunicação e desenvolvimento para ampliar o repertório com metodologias ativas. É também uma oportunidade de socialização, materializada nos depoimentos sobre como os temas discutidos têm contribuído para reflexões com potencial para mobilizar mudanças nas atitudes e práticas relacionadas à autoestima das mulheres. Em cada encontro, fica mais fortalecida a percepção dessa intervenção como um lugar de fala feminino, espaço de pertencimento que agrega, cria laços com liberdade para exposição de sentimentos, vivências e superações.
|