47832 - EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE: A IMPORTÂNCIA DE UMA CURRICULARIZAÇÃO HUMANIZADORA HEMYLY VITÓRIA VEIRA MARINHO - UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO, LUANA MARIA MARTINS CABRAL - UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO, GIOVANNA MARIA LIMA DE ARAÚJO - UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
Contextualização O presente texto é um relato de experiência, que visa enfatizar a relevância da Educação Popular em Saúde (EPS) como uma disciplina imprescindível na formação de profissionais de saúde. Este relato foi elaborado por estudantes da graduação em Saúde Coletiva da Universidade de Pernambuco (UPE) como forma de expressar nossa apreciação em fazer parte de uma formação focada na busca pela equidade e humanização da saúde, pois percebemos que esta curricularização, baseada na EPS, encontra-se cada vez mais escassa em outros cursos e instituições. O componente curricular de EPS1 ocorre no 2º período da graduação, com carga horária de 40 horas e desenvolve temáticas baseadas nos ensinamentos de Paulo Freire e da Saúde Coletiva, voltadas para as comunidades, realizando atividades correlatas aos campos de práticas dos alunos. Já no 4º período, há a EPS2 também com 40 horas, aprofundando o tema, com práticas educativas junto a profissionais de saúde.
Nesta narrativa, almejamos compartilhar algumas impressões que nos acometeram ao nos inserirmos nesse percurso formativo, como uma das ações que promovemos, através de uma abordagem pedagógica pautada na Educação Popular, a qual nos instiga a ultrapassar os limites tradicionais da aprendizagem, explorando perspectivas inovadoras e rompendo com paradigmas estagnados. O objetivo central da EPS reside em reconhecer e valorizar a singularidade de cada indivíduo, promovendo encontros e dando voz, de forma dialógica-participativa aos conhecimentos daqueles que estão em processo de formação, muitas vezes considerados marginalizados na hierarquia social e no discurso dominante da área da saúde.
Descrição Como parte da efetivação da abordagem humanizadora que a EPS trabalha, concebemos e implementamos uma ação participativa, que denominamos de “Escola do Sorriso”, direcionada às crianças matriculadas em uma escola municipal, situada no âmbito do Distrito Sanitário I do município de Recife, Pernambuco.
Nessa ação, o enfoque principal concentrou-se na promoção da saúde bucal, temática de suma importância para a qualidade de vida das crianças envolvidas. A fim de engajá-las plenamente, procuramos conferir espaço e voz a cada uma delas, reconhecendo suas perspectivas e experiências pessoais em relação à higiene oral e cuidados dentários.
De forma participativa e dialógica, propiciamos um ambiente acolhedor que estimulou o compartilhamento de ideias e percepções sobre saúde bucal. Ao escutar atentamente suas vivências, conseguimos estabelecer uma conexão empática e respeitosa, o que potencializou o engajamento e a receptividade das crianças ao conhecimento compartilhado.
Posteriormente, apresentamos, de maneira lúdica, informações fundamentais acerca dos cuidados adequados com a higiene bucal e a importância da prevenção de problemas dentários.
Período de Realização Realizada em Outubro de 2022
Objetivos Dissertar sobre a relevância da Educação Popular em Saúde (EPS) como disciplina curricular na formação de profissionais da área da Saúde Coletiva, visando aprimorar as práticas de ensino, pesquisa e extensão.
Resultados Ao longo do processo, notamos um evidente fortalecimento dos laços entre os participantes e uma maior conscientização acerca da saúde bucal como um elemento intrínseco à saúde geral. As crianças demonstraram entusiasmo em adotar novas práticas de higiene, assimilando de forma interativa as técnicas corretas para a limpeza dos dentes e cuidados dentários cotidianos.
Deste modo, nossa abordagem baseada na Educação Popular em Saúde revelou-se uma prática efetiva para estabelecer diálogos significativos com as crianças, tornando-as protagonistas de sua saúde bucal. As lições aprendidas a partir dessa intervenção enriqueceram nossas perspectivas como estudantes de Saúde Coletiva, pois mostraram como são relevantes e de fácil execução ações educativas que constroem conhecimentos e autonomia, no fomento da promoção de saúde bucal em comunidades escolares, e indicam caminhos promissores para o aprimoramento das práticas educativas no contexto da Saúde Coletiva.
Aprendizados A partir dos resultados decorrentes dessa ação, emergiu uma convicção sólida acerca da relevância da Educação Popular em Saúde na formação de pessoas e na produção de conhecimento nas instituições de ensino superior brasileiras. As atividades empreendidas nesses três pilares fundamentais - ensino, pesquisa e extensão - encapsulam experiências paradigmáticas que contribuíram significativamente para nossa trajetória acadêmica com a EPS.
Análise Crítica No campo da extensão universitária, a EPS revela seu potencial transformador, ao adotar uma postura horizontal e colaborativa, onde suas atividades de extensão estabelecem uma conexão direta com as comunidades, proporcionando a troca de saberes e ações conjuntas voltadas para a melhoria da saúde e qualidade de vida. A partir dessas interações, é possível identificar demandas reais e promover mudanças efetivas, respeitando a autonomia e a participação dos sujeitos envolvidos.
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