Comunicação Oral

01/11/2023 - 13:10 - 14:40
CO24.1 - Nada sobre mim, sem mim: mulheridades e as iniquidades de gênero na saúde

47842 - “O ESPAÇO ESCOLAR FOI TRAUMÁTICO E VIOLENTO EM TODA MINHA VIDA”: MAPEAMENTO DA LITERATURA SOBRE EXPERIÊNCIAS DE ESTANTES TRANS
AFONSO VALAU DE LIMA JUNIOR - UNESC, LEONARDO CARDOZO VIEIRA - FURG, JONATAN DA ROSA PEREIRA DA SILVA - UFRGS


Apresentação/Introdução
Este resumo aborda as experiências de estudantes trans no ambiente escolar, buscando compreender os desafios e as necessidades desses indivíduos. Os transgêneros, transexuais e travestis, coletivamente chamados de trans, são frequentemente estigmatizados e marginalizados na sociedade devido à crença em sua anormalidade em relação ao gênero atribuído ao nascimento. No Brasil, especialmente, a população trans enfrenta altos índices de violência e exclusão social, tornando-se essencial investigar suas experiências no contexto educacional.

Objetivos
O objetivo deste estudo é apresentar os resultados de um mapeamento de produções científicas que abordam as experiências de estudantes trans no ambiente escolar.

Metodologia
Revisão narrativa de literatura, realizada nas Education Research Information Center (ERIC), Science Direct e Web of Science. Optou-se por incluir pesquisas em diferentes níveis educacionais, uma vez que há poucos relatos na literatura sobre as necessidades e experiências específicas desses alunos. Para atingir esse objetivo, foram estabelecidos critérios de seleção: 1) artigos originais com foco nas experiências de estudantes trans adolescentes e/ou adultos, 2) estar publicado em uma revista acadêmica com revisão por pares, 3) estar disponível em inglês, português ou espanhol, 4) estar disponível na íntegra e 5) ter sido publicado entre 2000-2021. Os termos utilizados para a busca foram “Student Experience”, “Transgender” e “School”, combinados de diferentes formas, de acordo com a base de dados.

Resultados e discussão
A busca nas bases de dados resultou em 1309 estudos (Web of Science (n=1137), Science Direct (n=107) e ERIC (n=65)). Destes, 35 foram excluídos por estarem duplicados, 27 por não serem artigos científicos, 6 por não serem dos idiomas definidos, 4 por não estarem disponíveis na íntegra e 1083 por não terem foco nas experiências de estudantes trans adolescentes e/ou adultos. O corpus final da revisão foi de 154 estudos. Os resultados indicam que há uma lacuna significativa na literatura científica brasileira em relação às experiências de estudantes trans no ambiente escolar (n=5). A maioria dos estudos encontrados se concentra em outros países e aborda questões relacionadas à identidade de gênero e inclusão educacional. Portanto, é fundamental ampliar a produção científica nacional nesse campo, a fim de entender melhor as necessidades e desafios enfrentados pelos estudantes trans nas escolas brasileiras. Este estudo destaca a importância de investigar as experiências de estudantes trans no ambiente escolar, a fim de promover uma educação mais inclusiva e garantir o pleno exercício do direito à educação para todos. Embora a maioria dos artigos se concentre em estudantes americanos (n=107), representando cerca de 70% do total, foram encontrados estudos em diferentes países ao redor do mundo. No geral, os estudos revelaram relatos fortes e impactantes que confirmam uma triste realidade: o ambiente escolar para pessoas LGBTQIA+, especialmente para pessoas trans, é hostil, cruel e excludente. A escola, que deveria ser um local seguro onde a diversidade é bem-vinda, muitas vezes se torna perigosa. Nos estudos com estudantes americanos, destaca-se a criação de grupos conhecidos como GSAs (Gay-Straight Alliances, Alianças Gay-Héteros), uma prática bem aceita e com resultados positivos. Vários estudos demonstram os benefícios desses grupos, que geralmente são supervisionados por um professor. É importante ressaltar que os GSAs, por si só, não eliminam o ambiente hostil nas escolas, mas podem ser um mecanismo disponível para apoiar uma experiência mais positiva para jovens trans. No continente africano, embora haja poucos estudos, nos relatos dos participantes, especialmente em Gana, é possível observar a necessidade (ou única alternativa) de silenciar suas sexualidades, reflexo da criminalização imposta a homossexuais e transexuais, com punições que vão desde multas até pena de morte.

Conclusões/Considerações finais
Este estudo destaca a importância de investigar as experiências de estudantes trans no ambiente escolar, a fim de promover uma educação mais inclusiva e garantir o pleno exercício do direito à educação para todos. Espera-se que este mapeamento contribua para o desenvolvimento de políticas e práticas educacionais mais sensíveis e inclusivas, visando à promoção da igualdade e ao combate à discriminação de gênero nas escolas.