Comunicação Oral

01/11/2023 - 13:10 - 14:40
CO13.1 - Trajetórias de curricularizações

47106 - PET-SAÚDE GESTÃO E ASSISTÊNCIA EM VITÓRIA DE SANTO ANTÃO-PE: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE UM PROGRAMA PARA INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO
MARCELA DIAS DE FREITAS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - CENTRO ACADÊMICO DE VITÓRIA (UFPE/CAV), FABIANA DE OLIVEIRA SILVA SOUSA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - CENTRO ACADÊMICO DE VITÓRIA (UFPE/CAV), EMÍLIA CHAGAS COSTA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - CENTRO ACADÊMICO DE VITÓRIA (UFPE/CAV)


Contextualização
O Programa Educação pelo Trabalho para a saúde (PET-SAÚDE) foi criado pelo Ministério da Saúde com objetivo de promover a mudança na formação dos profissionais de saúde. Em 2022, foi lançada a edição do PET com o tema “Gestão em Saúde e Assistência à Saúde". O Centro Acadêmico de Vitória (CAV) é um campi da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) situado no município de Vitória de Santo Antão. Desde agosto de 2022, o CAV participa do PET Gestão e Assistência e tem desenvolvido ações com grupos de estudantes, preceptoria dos profissionais de saúde e tutoria de docentes. O projeto tem a duração de um ano, e tem como intuito incentivar práticas de ensino-aprendizagem na realidade do trabalho em saúde a partir das necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, permite a integração ensino-serviço-comunidade e a educação pelo trabalho, dando a oportunidade ao acadêmico de aprender, compartilhar o conhecimento adquirido durante a graduação e também participar de vivências no serviço e com a comunidade potencializando o aprendizado sobre as necessidades sociais em saúde e a complementaridade dos saberes popular e científico.

As atividades são desempenhadas nos eixos de Gestão e Assistência, através de quatro GAT1 a GAT4, as atividades acontecem em secretária de saúde pelo grupo da gestão e o da assistência em unidades de saúde e no território, havendo GAT em Limoeiro e Vitória de Santo Antão.

Descrição
Trata-se de um relato de experiência sobre as vivências de graduandos do curso de saúde coletiva e enfermagem da UFPE/CAV no Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-SAÚDE) integrantes do Grupo de Aprendizagem Tutorial (GAT) 1. Esse grupo tem desenvolvido atividades junto à comunidade residente na Bela Vista e no Alto do reservatório, no município da Vitória de Santo Antão-PE. A equipe do GAT 1 é composta por dois preceptores (uma enfermeira e um sanitarista), duas professoras e nove estudantes, sendo quatro de saúde coletiva e cinco de enfermagem. A equipe realizou atividades de visita domiciliar para cadastramento dos domicílios, classificação de risco das famílias, atividades coletivas junto à comunidade e participaram de oficinas temáticas com agentes comunitários de saúde (ACS). As atividades foram registradas, semanalmente, no portfólio pelas estudantes e, periodicamente, todo o grupo se reunia para debater temas relacionados às vivências e para planejamento das atividades.

Período de Realização
O programa iniciou em agosto de 2022 e o seu período de conclusão será em julho de 2023.

Objetivos
Relatar a experiência da equipe do GAT 1 no Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-SAÚDE) Gestão e Assistência em Vitória de Santo Antão- PE.

Resultados
No início do projeto, o grupo participou de algumas oficinas de estudo, integração e planejamento das atividades compartilhadas. Após algumas vivências com os ACS na realização de visitas domiciliares e grupos com a população, o GAT 1 escolheu a comunidade do Alto do Reservatório para focar sua atuação devido ao fato dessa população não ter cobertura de agente comunitário de saúde e da UBS não possuir diagnóstico de saúde desse território. Antes de realizar os cadastros dessa comunidade, o GAT 1 fez uma vivência para conhecer o território, conversar com os moradores e construir um mapa do território. Em seguida, a equipe utilizou a ficha do e-SUS para realizar, semanalmente, os cadastros familiares sempre acompanhados pelos preceptores e/ou professoras. A comunidade possui cerca de 110 domicílios e o GAT 1 conseguiu fazer o cadastro de 55% das residências e a classificação de risco das famílias. Além disso, foi realizada uma oficina sobre a classificação de risco com os ACS para treinar o uso dessa ferramenta e refletir sobre a sua importância na identificação e classificação dos riscos socioeconômicos e condições patológicas presentes nas famílias, podendo subsidiar o cuidado em saúde no território.



Aprendizados
O Projeto possibilita ao estudante estabelecer o contato com a comunidade e com os profissionais de saúde podendo vivenciar na prática como funciona o serviço de saúde e compreender a realidade do Sistema Único de Saúde. Possibilitou também enxergar as fragilidades e potencialidades na organização do diagnóstico e acompanhamento da população na atenção básica, além de possibilitar ao estudante estabelecer a comunicação com a comunidade e reconhecer as suas necessidades sociais, contribuindo na preparação de futuros profissionais de saúde com qualificações e competências compatíveis às necessidades do sistema de saúde.

Análise Crítica
O programa PET/SAÚDE Gestão e Assistência permite a integração do ensino-serviço na formação para que haja um comprometimento com o Sistema Único de Saúde (SUS) e favorece a reflexão sobre a interprofissionalidade e a saúde na formação e prática diária do SUS, articulando teoria e prática, bem como ensino e aprendizagem. As experiências florescem a integração ensino-serviço-comunidade, tendo o SUS como ordenador da formação e locus das práticas de atenção à saúde.