01/11/2023 - 13:10 - 14:40 CO5.1 - Gênero, sexualidades, identidades e o cuidado em saúde |
46708 - PRÁTICAS, DESAFIOS E ESTRATÉGIAS DE USO DA PROFILAXIA PRÉ-EXPOSIÇÃO (PREP) AO HIV ENTRE HOMENS GAYS E HOMENS QUE FAZEM SEXO COM HOMENS (HSH): UMA ANÁLISE SISTEMATIZADA RÁREN PAULO DA SILVA ARAÚJO - IHAC/UFBA, LUÍS AUGUSTO VASCONCELOS DA SILVA - IHAC/UFBA, FILIPE MATEUS DUARTE - ISC/UFBA
Apresentação/Introdução Uma vez que, a epidemia do HIV/aids continua sendo um desafio global de saúde pública, especialmente entre homens gays e outros homens que fazem sexo com homens (HSH), a profilaxia pré-exposição ao HIV (PrEP) tem se mostrado como uma tecnologia promissora na prevenção de novas infecções pelo vírus HIV. No entanto, seu uso entre HSH enfrenta diversos desafios e demanda estratégias específicas para sua efetiva implementação.
Objetivos Apresentar um diagnóstico da produção científica de base qualitativa sobre PrEP, destacando as discussões sobre as práticas, os desafios e as estratégias de uso da profilaxia pré-exposição ao HIV (PrEP) entre homens gays e outros homens que fazem sexo com homens (HSH).
Metodologia Realizamos uma revisão sistemática da literatura utilizando a base de dados do Scielo, como parte do aprofundamento teórico para a pesquisa “Práticas, desafios e estratégias de profissionais de saúde e usuários/as de serviços de referência em HIV/aids em meio às novas biotecnologias de prevenção (carga viral indetectável e PrEP)” (IHAC/UFBA). Para a palavra-chave "tecnologias de prevenção", encontramos 14 artigos relacionados. Os critérios de inclusão foram: serem relativos à temática HIV/aids, terem sido publicados nos últimos cinco anos e utilizarem o método qualitativo. Com base nesses critérios, excluímos nove artigos, resultando em cinco artigos selecionados. Para a palavra-chave "HIV/aids", encontramos 436 artigos. Os critérios de inclusão foram: serem relacionados às tecnologias de prevenção ao HIV/aids, resultando em oito artigos selecionados. Para a palavra-chave "PrEP", encontramos 43 artigos. Os critérios de inclusão foram: serem relacionados aos HSH, resultando em doze artigos selecionados.
Resultados e discussão A sistematização dos artigos resultou em um quadro sistemático para análise dos 25 artigos selecionados. Essa abordagem permitiu a organização das informações relevantes de cada estudo, facilitando a compreensão das práticas, desafios e estratégias de uso da profilaxia pré-exposição (PrEP) ao HIV entre homens gays e outros homens que fazem sexo com homens (HSH). Dentre as práticas identificadas, destacam-se a adesão ao medicamento, o engajamento em serviços de saúde especializados, a negociação do uso da PrEP com parceiros sexuais e a combinação da PrEP com outras estratégias de prevenção. Quanto aos desafios, eles incluem a estigmatização relacionada ao uso da PrEP, as barreiras de acesso à profilaxia, especialmente aquelas ligadas aos marcadores sociais da diferença (como raça, gênero, território, dentre outros), preocupações com efeitos colaterais e dificuldades na comunicação sobre a PrEP com parceiros e profissionais de saúde. As estratégias identificadas estão a educação em Saúde e a sensibilização sobre a PrEP, bem como o fortalecimento da rede de apoio social com o estabelecimento de parcerias entre organizações e o envolvimento dos HSH e dos homens gays nas políticas de saúde.
Conclusões/Considerações finais Os estudos analisados forneceram insights valiosos sobre as necessidades específicas dos HSH em relação à PrEP e como essas necessidades podem ser abordadas pelas políticas de saúde e em cuidados e intervenções nos serviços. Desse modo, a análise sistemática dos artigos contribui para uma compreensão ainda mais abrangente do uso da PrEP entre os HSH, destacando a importância de uma abordagem integrada na prevenção do HIV/aids e fornecem subsídios importantes para profissionais de saúde, formuladores de políticas e outros envolvidos na prevenção do HIV/aids, permitindo um olhar ampliado sobre conceitos, estudos e ações efetivas direcionadas às necessidades da população que faz o uso da PrEP.
|